Share

A OCDE e o Brasil: Uma relação mutuamente benéfica

Em 25 de janeiro de 2022, o Conselho da OCDE decidiu iniciar discussões sobre adesão com o Brasil. Isto se segue à cuidadosa deliberação dos Membros da OCDE com base em seu Quadro de Considerações dos Membros Potenciais e no progresso feito pelo Brasil desde seu pedido de adesão à OCDE.

Um roteiro individual para o processo de avaliação detalhada será preparado, assim que o Brasil confirmar sua adesão aos valores, visão e prioridades refletidas na Declaração de Visão dos 60 Anos da OCDE e na Declaração do Conselho Ministerial adotada no ano passado.

Engajado à OCDE desde 1994, o Brasil tornou-se um Parceiro-Chave ativo da Organização em 16 de maio de 2007, seguindo a resolução  do Conselho da OCDE (a nível ministerial) para fortalecer a cooperação com o Brasil, ChinaÍndiaIndonésia e África do Sul, através de um programa de maior engajamento que definiu esses países como "Parceiros-chave" da OCDE. Como um Parceiro-Chave, o Brasil tem tido a possibilidade de participar dos diferentes órgãos da OCDE, aderir aos instrumentos legais da OCDE, se integrar aos informes estatísticos e revisões por pares de setores específicos da OCDE, e tem sido convidado a participar de todas as reuniões Ministeriais da OCDE desde 1999. O Brasil tem contribuído para o trabalho dos Comitês da OCDE e tem participado em pé de igualdade com os países membros da OCDE em diversos órgãos e projetos importantes da Organização.

A Secretaria de Relações Globais da OCDE desenvolveu e supervisionou a orientação estratégica deste relacionamento, assegurando que o diálogo permaneça focado, voltado para o futuro e mutuamente benéfico. Reuniões têm sido regularmente realizadas entre funcionários brasileiros, especialistas dos países da OCDE e o Secretariado da OCDE sobre tópicos mutuamente acordados. O Brasil tem valorizado a oportunidade de discutir questões e desafios políticos importantes num contexto multilateral e de aprender com as experiências dos países da OCDE que enfrentam desafios semelhantes em muitas áreas. O relacionamento também tem beneficiado os membros da OCDE e as economias não-OCDE, permitindo-lhes adquirir uma melhor compreensão do Brasil, a medida que este tenha se tornado um ator importante na economia globalizada. 

Leia um resumo completo de nossas atividades com o Brasil em nossa brochura Trabalhando com o Brasil  ENG | POR 

 

Brazil

k

Publicação em Destaque

Leia a publicação: ENG

Dados sobre o Brasil

Encontre mais dados sobre os países da ALC e o Brasil aqui ... 

Evento em destaque

O evento de lançamento de alto nível para o relatório conjunto Preços de Transferência no Brasil: Rumo à Convergência com o Padrão da OCDE em Brasília, o Brasil proporcionou uma oportunidade para discutir as opções de alinhamento do sistema de preços brasileiro com o padrão internacional representado pelas Diretrizes da OCDE.

Ler mais...

Principais publicações