22/10/2013 - Na última década, o forte crescimento econômico do Brasil ajudou a diminuir a taxa de desemprego dos jovens para níveis inferiores aos da maioria dos países da OCDE. O aumento do investimento em educação e formação profissional também está ajudando os jovens a entrar no mercado de trabalho, de acordo com um novo relatório da OCDE.
O relatório “Investindo na juventude: Brasil” analisa o mercado de trabalho para os jovens e o sistema educacional do Brasil. A análise destaca as medidas inovadoras que o Brasil tem tomado para fortalecer as competências e as perspectivas de emprego dos jovens e oferece recomendações para melhorar a transição da escola para o trabalho.
No lançamento do relatório em Brasília, com o Ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias, o Secretário-Geral da OCDE, Angel Gurría afirmou: "o investimento do Brasil em educação ao longo dos anos e os esforços que têm sido feitos para melhorar o mercado de trabalho e encorajar a formalização estão dando frutos. O nível de escolaridade tem subido consistentemente e a taxa de desemprego está hoje em mínimos históricos. Dar aos jovens um bom começo na sua vida profissional e encorajar os empregadores a investir nos jovens irá equipar a nova geração com ferramentas necessárias para que possam colher os frutos do crescimento econômico” (Ler o discurso em Português).
O relatório faz três recomendações-chave:
O relatório destaca diversas iniciativas que já estão produzindo resultados. Aumentos significativos de recursos para esta área têm sido acompanhados por esforços para alcançar uma alocação mais equitativa dos recursos, atrair melhores professores para a profissão e oferecer mais incentivos para que os jovens frequentem a escola. Programas de formação profissional receberam um impulso adicional por meio do ambicioso programa PRONATEC. O ProJovem busca alcançar os alunos em evasão escolar, aumentar o seu aproveitamento e fornecer-lhes as habilidades necessárias no local de trabalho.
Para obter mais informações sobre Investing in Youth: Brazil (Investimentos na Juventude: Brasil), entre em contato com Spencer Wilson ou com o OECD Media Office (+33 1 4524 9700).
Related Documents