21/10/2013 -O Secretário-Geral da OCDE, Angel Gurría, saudou o compromisso do Brasil com o programa líder mundial de avaliação global na educação (PISA) da Organização em uma cerimônia de assinatura em Brasília com o Ministro da Educação Aloizio Mercadante.
O Brasil comprometeu-se a tornar-se Associado do Conselho Diretor do Programa Internacional de Avaliação de Alunos Programa Internacional de Avaliação de Estudiantes (PISA), da OCDE a partir de 1 de Janeiro de 2014. |
![]() Left/right: Brazil’s Minister for Education Aloízio Mercadante, with OECD Secretary-General Angel Gurría Photo©João Neto MEC |
O programa PISA, da OCDE, visa ajudar os países a verificar como seus sistemas de ensino comparam-se globalmente em padrões de qualidade, equidade e eficiência. O Brasil participou na primeira rodada de testes, em 2000, e atingiu melhorias significativas em seus resultados desde então. A cada três anos, cerca de meio milhão de alunos do ensino secundário, de cerca de 70 países, representando quase nove décimos da economia mundial, participam da avaliação do PISA.
"Ao tornar-se Associado do Conselho Diretor o país dá mais um sinal de apoio ao PISA", acrescentou o Sr. Gurría. "Estou ansioso para trabalhar em estreita colaboração com o Ministro Mercadante nos próximos anos para atingir a meta do Brasil de alcançar a pontuação média do PISA em 2021, um ano antes do 200º aniversário da independência do Brasil."
Como Associado, o Brasil participará das reuniões e dos trabalhos do Conselho Diretor, que determina as prioridades políticas para o PISA e certifica-se de que estas serão respeitadas durante a implementação de cada levantamento do Programa. O Brasil atualmente comparece nas reuniões do Conselho Diretor com outros países e economias como Participantes. Embora os chamados Países Associados sejam economias que não fazem parte dos 34 membros da OCDE, têm direitos de membros e obrigações em relação aos conselhos e programas específicos da OCDE.
O Brasil participou da mais recente Avaliação PISA da OCDE, focada em matemática. Os resultados iniciais serão conhecidos na terça-feira, dia 3 de dezembro.
Para mais informações, os jornalistas deverão consultar Spencer Wilson no escritório de comunicações OECD Media Office (+33 1 4524 97 00).
Related Documents