A desaceleração no crescimento do PIB para 0,7% anunciada para o quarto trimestre de 2020 veio após uma recuperação acentuada no crescimento de cerca de 9% no terceiro trimestre. A renda familiar também aumentou no terceiro trimestre, à medida que os formuladores de políticas continuaram suas medidas de apoio aos trabalhadores e empresas na maioria dos países da OCDE.
Após dois trimestres de queda, a renda familiar aumentou 6,4% na Itália, 5,1% no Reino Unido, 4,3% na Alemanha e 3,5% na França. Mas a renda familiar caiu -4,2% nos Estados Unidos e -3,6% no Canadá, e essas reduções se traduziram em um aumento geral nos países da OCDE de apenas 0,6%. As contrações nos Estados Unidos e Canadá seguiram-se a dois períodos de altas acentuadas que foram impulsionadas por transferências financeiras do governo para as famílias em resposta ao COVID-19.
A alta volatilidade que atualmente afeta os níveis gerais de renda familiar em muitos países reflete até que ponto as respostas da política fiscal podem variar em quantidade e duração, políticas que permanecem essenciais durante a pandemia em curso.
Leia mais sobre o crescimento da renda familiar no terceiro trimestre aqui. (Em inglês).
Leia mais sobre o crescimento do PIB no quarto trimestre aqui. (Em inglês).
Essa nova série une dados, análises e recomendações sobre uma variedade de tópicos para endereçar a crise emergente na saúde, economia e sociedade oferecendo orientação para medidas de curto prazo necessárias nos setores afetados e um foco específico nos setores vulneráveis da sociedade e economia. Para além de respostas imediatas, o conteúdo tem o objetivo de fornecer análises das consequências e impactos de longo prazo, construindo a estrada para a recuperação com medidas políticas coordenadas entre os países.